Os Fios Tensores são uma revolucionária técnica de “lifting não cirúrgico” baseado na colocação múltipla de fios de Polidioxanona (PDO) que formam uma rede vetorial que atua como suporte dos tecidos estimulando em simultâneo a produção endógena de colagénio e elastina.

As principais aplicações para a técnica de rosto são a reafirmação do perfil facial, atenuação de rugas, a elevação das sobrancelhas, a elevação das bochechas, suavização das linhas marionetas (marcas entre o canto do lábio até ao queixo), do sulco nasogeniano e “pés de galinha” (no contorno dos olhos), correcção da papada e redefinição da mandíbula.

É uma técnica realizada em ambulatório, que tem uma duração aproximada de 30 minutos e consiste na inserção de agulhas com fios de Polidioxanona (PDO) que permanecem na derme, após a remoção das agulhas. As agulhas utilizadas são muito pequenas e é administrado um analgésico tópico, para que desta forma o paciente não sinta dor durante o procedimento.

O efeito lifting pode ser visível imediatamente após a aplicação e o procedimento tem um tempo mínimo de recuperação sendo que o retorno do paciente à sua vida diária é quase imediato. Poderá ocorrer a formação de hematomas e/ou edema que, dependendo de cada paciente e extensão do tratamento, desaparecem ao fim de cerca de uma semana.

A aplicação de Fios Tensores não necessita de cuidados prévios específicos, no entanto, e para potenciar resultados, aconselha-se uma Limpeza de Pele prévia e uma preparação da mesma com a utilização domiciliar de produtos específicos, recomendados pelos nossos profissionais.

No caso de estar a tomar analgésicos, evitar a Ácido acetilsalicílico, pois favorece o aparecimento de hematomas. Evitar café, tabaco e estimulantes em geral.

Quando verá resultados?

Os Fios Tensores começam a actuar imediatamente após a sua aplicação, contudo o efeito lifting de tensão reafirmante provocado pelos fios implantados vai sendo progressivamente visível. Entre a terceira e a quarta semana os efeitos reais começam a ser visíveis e o efeito máximo é atingido após 2 a 3 meses.

O Fios Tensores demoram entre 6 a 8 meses a serem reabsorvidos. Durante este período a sua presença continua a estimular a ação dos fibroblastos, aumentando a produção de colagénio e elastina fazendo com que os efeitos perdurem ao longo do tempo mesmo após os fios desaparecerem promovendo melhoria dos tecidos, activação da irrigação sanguínea e do sistema linfático.

Se necessário, pode repetir o procedimento implementando novos fios até obter o efeito desejado. Pode ainda realizar retoques a qualquer momento.