Como evitar o tártaro nos dentes?

O que é o Tártaro no Dentes?
O tártaro é uma camada amarela que se cria entre os dentes pelos alimentos agarrados à superfície dental e que não se consegue tirar durante a lavagem dos dentes. Uma vez fixa à placa bacteriana deve-se ir ao dentista para realizar uma limpeza dentária e eliminá-la. O tártaro, além de ser anti-estético, é prejudicial para a saúde oral viso que é o primeiro causador de doenças como a gengivite e da peritonite (clique no link para mais informações essas doenças).

Como evitar o tártaro nos dentes?

  • Além dos alimentos ficarem agarrados aos nossos dentes, o tártaro pode forma-se através de sangramentos das gengivas. Caso as suas gengivas sangram cada vez que escova os dentes, consulte o seu médico dentista para lhe fazer uma revisão de saúde oral.
  • A placa bacteriana, pode voltar e para isso deve-se ter uma escovagem de dentes diária pelo menos duas vezes ao dia e com movimentos circulares e com um pouco de pressão na limpeza.
  • Escovar os dentes diariamente é muito importante, mas não devemos esquecer de utilizar o fio dental. O uso do fio dental uma vez por dia é fundamental para evitar o tártaro nos dentes. Lembramos que apenas a escovagem dos dentes não consegue limpar todos os espaços entre os dentes sendo que o fio dental consegue chegar a esses espaços.
  • Comer frutas e verduras duras (atenção para quem tem os dentes frágeis) é bastante eficaz para evitar o aparecimento de tártaro nos dentes. Estes alimentos fortalecem as gengivas e evitam de sangrarem. Como já foi referido anteriormente, o sangramento das gengivas é uma das principais causas da placa bacteriana.
  • Além das frutas, os sumos de frutas ácidas (laranja, limão etc) são efeicazes para prevenir o tártaro nos dentes. Estes alimentos ajudam a eliminar os restos de comida e ajudam a clarear os dentes. Mas não exagere, devemos tomar este tipos de sumos ou frutas com moderação, pois contêm um excessivo de ácidos que podem provocar problemas no esmalte dentário.
  • Os doces e bolos, inimigos da saúde geral e da saúde oral. Na saúde oral, estes alimentos conseguem criar tártaro nos dentes. A maneira mais eficaz de evitar aparecimento da placa bacteriana é deixar de lado este alimentos na nossa dieta ou então, ter um consumo moderado.

Estas são algumas técnicas mais importantes para evitar o aparecimento do tártaro nos dentes, porém, não se esqueça de consultar o seu médico dentista de forma regular (pelo menos de 6 em 6 meses). Para ter um  controlo completo da placa bacteriana devemos fazer limpezas dentárias pelo menos uma vez por ano.

 

Antes e Depois de uma limpeza Tártaro
Antes e Depois de uma limpeza Tártaro

Clínica Dentária Déntica – Lisboa
Rua Manuel da Fonseca 7B, 1600-181
217271737 / 963228371
www.dentica.pt

 

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será divulgado