Comidas e Bebidas que Mancham os Dentes

Café e chás
Tanto os chás quanto o café possuem fortes corantes naturais que podem ao longo do tempo e com o consumo excessivo, manchar nossos dentes. No entanto, podem ser consumidos normalmente de maneira moderada e de preferência com pouco ou nada de açúcar, já que esse sim é o grande vilão da saúde oral e ajuda a formar as cáries.
café e chás

Vinho
O vinho contém corantes fortes, principalmente no caso do vinho tinto. Por isso, é bom beber água quando se bebe vinho, para ajudar a limpar e retirar as partículas pigmentadas do esmalte dos dentes.
Para quem pensa que está livre de problemas ao beber somente vinho branco, também é preciso ter cuidado, já que ambos os tipos de vinho são substâncias consideravelmente ácidas e esse ácido também pode corroer o esmalte dental.

vinho

Pães e massas
Pães, massas, cereais e vegetais com muito amido, como a batata também podem prejudicar os dentes, já que costumam ficar agarrados com mais facilidade entre os dentes e contém altas concentrações de açúcares, características propícias para o surgimento de cáries.
Massas e pão

Frutas secas
Frutas secas
com a componente de açucar, como passas e damasco, são perigosas para a saúde oral justamente pela alta concentração de açúcar e por serem mais pegajosas, já que possuem baixo volume de água.
Frutos secos

Gelo
Por incrível que pareça, o gelo também pode causar problemas para quem o consome, já que o hábito de mastigar gelo é uma das causas mais comuns de traumas e até fracturas nos dentes.

gelo dentica

Clínica Dentária Déntica – Lisboa
Rua Manuel da Fonseca 7B, 1600-181
217271737 / 963228371
www.dentica.pt

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será divulgado